O que é BPO Financeiro? Conheça suas vantagens


Gestão financeira estratégica: conheça o BPO Financeiro

Imagine o seguinte cenário: ter uma gestão profissional do financeiro a um preço que cabe no caixa da sua empresa. Se você acha que isso parece bom demais para ser verdade, temos uma notícia: você precisa conhecer sobre o BPO Financeiro.
Mas, antes, o que é BPO? BPO é acrônimo para Business Process Outsourcing, que traduzido significa: Terceirização dos Processos de Negócios. Com o BPO, os terceirizados são responsáveis ​​por toda uma área funcional da empresa, ou seja, não apenas por tarefas separadas.
Quando falamos em Business Process Outsourcing nos referimos à terceirização de processos de alto nível. A opção é indicada para organizações que buscam otimizar os processos de negócios, aumentar a produtividade e alavancar os lucros, mas que não podem fazer altos investimentos para isso.

O que é BPO Financeiro?

BPO Financeiro, portanto, trata da terceirização da área financeira de uma empresa. Mas, mais do que isso, tem a ver com a integração do financeiro com a contabilidade. O que essa integração significa?
Em linhas gerais, quer dizer que BPO Financeiro vai além daquela tradicional contratação de uma empresa de contabilidade, uma vez que o serviço atua na execução de processos mais estratégicos como contabilidade gerencial, orçamento e previsão, e análise financeira.

Quais os benefícios do BPO Financeiro?

Ao terceirizar a área financeira, você tem a certeza de que não ficará na mão, já que a empresa prestadora de serviços não tira férias e não fica ausente. Além disso, você conta com serviços flexíveis moldados a atenderem as particularidades administrativas e financeiras da sua organização. Outras vantagens do BPO Financeiro incluem:

Redução de custos

Empresas que oferecem serviços de BPO Financeiro executam funções financeiras e administrativas de maneira muito mais barata e eficiente do que se você precisasse montar uma equipe inteira e ter que manter uma estrutura. Assim, os custos operacionais e de recrutamento são reduzidos ao máximo.

Aumento de produtividade

Gerenciar um negócio não é apenas vender um produto ou prestar um serviço. É preciso cuidar de tarefas secundárias que não estão diretamente envolvidas com a área de atuação da sua empresa, mas que são essenciais para mantê-la operando. Ao delegar a responsabilidade para uma prestadora de serviços, sua organização mantém o foco no core business e torna-se mais produtiva.
Além disso, as empresas de terceirização de processos de negócios possuem profissionais qualificados a suportar problemas técnicos e fornecer toda a orientação necessária.

Melhoria contínua na execução de processos e aumento de eficiência

Empresas que oferecem serviços de BPO Financeiro possuem profissionais com conhecimento, experiência e interesse na área. Isso significa que estão por dentro das melhores práticas do setor e procuram sempre por melhorias no exercício de suas funções.
Adicionalmente, apoiam-se em processos padronizados e adotam softwares de gestão para garantir que processos sejam executados de forma transparente, com eficiência, controle e planejamento.

Concluindo

Obter uma gestão profissional do financeiro pode ser oneroso para muitas empresas. Por conta disso, acabam tratando a área como secundária, sendo que ela deveria ser vista como o coração do negócio. O BPO Financeiro surgiu para preencher essa lacuna e, então, apoiar organizações que entendem que uma gestão financeira inteligente é essencial para a longevidade do negócio.

Neste artigo, procuramos mostrar os principais benefícios do serviço. Caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira mais informações sobre o BPO Financeiro, entre em contato. E se você acha que este post pode ser útil aos seus colegas, fique à vontade para compartilhá-lo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais os benefícios da contabilidade que saiu do passado?

O que é Transfer Price e qual sua importância?

Os Benefícios Fiscais ajudam sua empresa. Saiba aqui!