BPO Financeiro: o passo a passo completo para terceirizar seus processos
BPO Financeiro: o passo a passo completo para terceirizar seus processos
Esse é um dos serviços mais eficazes para agilizar tarefas operacionais e tornar a atuação da sua empresa mais estratégica. Mas, afinal de contas, o que é BPO Financeiro?
Você sabia que, segundo pesquisa do Sebrae, 2 em 3 empresas desaparecem por perder todo ou grande parte do dinheiro investido? A única maneira de não fazer parte desta estatística é implementar processos financeiros muito bem estruturados, com ajuda de especialistas no assunto. Porém, como é possível fazer isso e, ao mesmo tempo, investir em soluções fundamentais para o core business da empresa? Para micro e pequenas empresas, isso torna-se quase impraticável. Pois é, quase. É aí que você deve conhecer o BPO Financeiro.
A sigla BPO vem do inglês Business Process Outsourcing (Terceirização dos Processos de Negócios), e representa a externalização de uma área funcional da empresa. Logo, o BPO Financeiro trata-se da terceirização de processos específicos desta área. Assim, a presença de um funcionário puramente operacional torna-se praticamente obsoleta – com o BPO, o potencial e a expertise do profissional financeiro podem ser melhor aproveitados para encontrar soluções inovadoras e estratégicas para o amadurecimento da sua empresa.
O que pode ser terceirizado?
- Contas a pagar e a receber
- Gestão da folha de pagamentos
- Conciliação bancária
- Rotinas de faturamento
- Gestão de relatórios
- Acompanhamento fiscal e tributário
- Entre outros
BPO Financeiro x Escritório de Contabilidade: qual a diferença?
Até agora, falamos muito de terceirização de processos. Mas isto não é exatamente o que um escritório de contabilidade oferece? Bem, em partes. Enquanto o escritório pode atuar apenas como consultor financeiro e tributário para auxiliar a seguir as legislações municipal, estadual e federal, o BPO representa a terceirização efetiva dos procedimentos da área. É uma cultura nova e que exige um alto nível de maturação de normas e de confiança entre ambas as partes. Após a análise conjunta dos processos que deverão ser terceirizados, você e sua equipe devem estar confortáveis em realizar o escopo definido, que obrigatoriamente deve oferecer um ganho de produtividade à empresa.
Isso não significa, claro, que tais tarefas serão executadas sem seu acompanhamento. Muito pelo contrário! A implementação do serviço acontece exatamente para simplificar a parte operacional e oferecer a você uma visão mais ampla e hábil do negócio.
O BPO Financeiro vai além da contratação de um escritório de contabilidade comum: é um serviço que aparece como diferencial estratégico, e que atua na execução de processos como contabilidade gerencial, orçamento e previsão, análise financeira e muitos outros.
Principais vantagens de implementar o BPO Financeiro
- Aumento de produtividade
- Redução considerável de custos
O motivo é simples: o investimento necessário para contratar serviços de BPO será muito mais barato e assertivo do que montar uma equipe inteira especializada no assunto, capacitá-la constantemente e manter uma boa estrutura para a execução do trabalho. Otimização de gastos é palavra-chave por aqui!
- Equipe dedicada
- Processos em evolução constante
Mas, na prática, como é feita a implementação?
Para um melhor ganho da implementação do BPO você precisa de um banco que forneça possibilidade de criação de usuário; definir uma matriz de responsabilidades, utilizada para definir a precificação para a execução dos trabalhos; e contratar um sistema com acesso à nuvem (precisa de indicações? A iGO ajuda você!). Com isso, o procedimento irá ocorrer da seguinte maneira:
- Reunião de expectativas e levantamento entre empresa e equipe de BPO (de um escritório de contabilidade ou outra empresa especializada);
- Proposta dos serviços que serão oferecidos;
- Checklist de entrada de BPO;
- Definição de matriz de responsabilidades;
- Definição de agenda de trabalho;
- Rotinas de entradas e saídas do processo.
Envolvidos e suas responsabilidades
- Empresa: definir Gestor e Equipe de Finanças;
- Equipe de BPO: terceirizar os processos acordados e gerar insights de negócios à empresa;
- Sistema contratado: possibilitar acesso à nuvem;
- Banco: fornecer criação de usuário.
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