Quando uma empresa precisa de consultoria legal e de gestão?


Está na hora da sua empresa contar com consultoria legal e de gestão

Você já sentiu solidão administrativa? Como empresário, já ficou com dúvidas sobre como resolver alguns problemas jurídicos, legais e de gestão? Sente que falta informação para tomadas de decisão? A primeira notícia que temos para você é: não se preocupe, você não está sozinho.
São muitos os empreendedores que desconhecem o serviço de consultoria legal e de gestão, oferecido por profissionais experientes, que visa solucionar problemas e gerar resultados mais rapidamente. Por conta disso, acabam perdendo tempo (e dinheiro) quebrando a cabeça em questões que não deveriam ser suas preocupações, mas, sim, ficar a cargo de quem é realmente qualificado a lidar com o assunto.
Se você se encaixa nesse perfil de empreendedor que administra o negócio, vai atrás de informações para tomadas de decisão, enquanto precisa solucionar problemas legais, jurídicos e de gestão, nossa segunda notícia é: este artigo é para você.

Importância da consultoria legal e de gestão

Alcançar e manter o sucesso no mundo dos negócios não é uma tarefa fácil. Mas é ainda mais difícil se, além de ser diretor, gestor, líder de equipe, motivador e, muitas vezes, vendedor, você também precisar entender de questões legais, trabalhistas, societárias e tributárias, por exemplo.
Ao longo da vida de uma empresa, surgirão várias dúvidas sobre leis e regulamentações para seguir; pagamentos de impostos, taxas e contribuições; tratativa com empregados etc. Adicionalmente, empreendedores perceberão que não existe uma estrada única a percorrer, e verão que cada tomada de decisão leva para um caminho diferente.
Com uma consultoria legal e de gestão, ao invés de ficar toda hora remediando problemas, sua empresa passa a ser mais proativa. Isso significa que ao invés de esperar o incêndio para então tomar uma atitude, você contará com a ajuda de profissionais que:
·         Anteciparão algumas questões a serem tratadas ou solucionadas, e/ou
·         Solucionarão com muito mais competência problemas já existentes.

Exemplos de serviços prestados por uma consultoria legal e de gestão

Um ponto importante ao abordarmos a consultoria legal e de gestão é que ao contar com esse serviço você tem a certeza de que cada assunto será tratado por profissionais experientes na área em questão. Por exemplo, sua empresa pode estar perdendo a oportunidade de aproveitar os benefícios fiscais, ou pode estar com algum custo tributário desnecessário. São pontos que parecem simples, mas que passam de maneira despercebida pelos empreendedores e fazem toda diferença ao caixa no final do mês.
Em uma consultoria legal, advogados experientes solucionam dúvidas legais, trabalhistas, tributárias e societárias. Já em uma consultoria de gestão, você conta com profissionais experientes em governança financeira, gestão de processos e planejamento estratégico. Com isso, você tem dados muito precisos para tomadas de decisão assertivas.

Consultoria legal e de gestão é para minha empresa?

Os custos para manter um colaborador são altos. Por isso, muitas empresas não conseguem arcar com contratações de profissionais especialmente focados em prestar auxílio nos pontos que uma consultoria legal e de gestão domina. Esse cenário é normal, afinal, o orçamento de RH é em grande parte destinado às contratações de profissionais mais focados no core business da organização.
Ao ter uma empresa, empreendedores destinam verbas para área de vendas, atendimento, desenvolvimento de produtos e prestação de serviços. Áreas tributária, financeira e contábil acabam sendo deixadas de lado e na grande maioria não recebem a atenção que merecem. O mesmo ocorre com pontos como governança financeira, gestão de processos e planejamento estratégico, os quais viram temas de segundo plano.
Se seu negócio se encaixa nesse cenário, com toda certeza está na hora de considerar uma consultoria legal e de gestão. Caso queira saber mais, entre em contato. E se você acha que este post pode ser útil aos seus colegas, fique à vontade para compartilhá-lo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que investir em um software de gestão?

TTD 409: ENTENDA UM POUCO MAIS SOBRE ESSE BENEFÍCIO TRIBUTÁRIO DE SANTA CATARINA.